O sistema previdenciário e o processo para a aposentadoria no Brasil é muito complexo e burocrático. Isso pode deixar muitas pessoas confusas, ou até mesmo desmotivadas a irem atrás do que é seu por direito.
Por isso, é recomendado fazer um planejamento previdenciário antes de se aposentar. Dessa forma, o segurado consegue ter todas suas dúvidas sobre o assunto sanadas antes mesmo de dar entrada no processo de aposentadoria.
O planejamento também ajuda em diversas outras questões, como por exemplo, o valor certo a ser pago e por quanto tempo.
Para saber tudo sobre o planejamento previdenciário, o que ele é de fato, porque é recomendado e muito mais, continue lendo este conteúdo até o final!
O que é planejamento previdenciário?
Esse planejamento é a forma mais adequada de saber qual é o melhor plano de aposentadoria para cada pessoa. Para chegar nesse resultado, é preciso criar uma espécie de mapeamento da vida previdenciária do interessado.
Isso porque, para chegar em um tipo de aposentadoria, diversos fatores são analisados. Como, por exemplo, todos os vínculos contributivos, valor das remunerações e contribuições do segurado ao longo dos anos, atividades especiais, tempo de serviço militar, tempo como jovem aprendiz e muitos outros.
O planejamento previdenciário não pode, em hipótese alguma, ser feito de forma rasa. Isso porque, existem diferentes tipos de aposentadorias, sendo elas aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez e aposentadoria rural.
Também existem outros tipos de auxílios, destinados para casos específicos, como auxílio doença, pensão por morte e auxílio acidente.
O planejamento ajuda a entender em qual dessas opções e situações o segurado se enquadra, além de acelerar o processo que pode ser bem demorado e complexo.
Para quem é indicado?
Qualquer pessoa que tenha contribuído com a Previdência Social e seja um segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito a receber aposentadoria, desde que também cumpra com os outros requisitos.
No entanto, o serviço de planejamento previdenciário é, normalmente, procurado por dois principais perfis. Ou são os jovens trabalhadores ou trabalhadores que estão próximos de se aposentarem.
Os jovens trabalhadores buscam o planejamento de forma estratégica. Assim, eles conseguem entender o que precisam fazer e quanto precisam contribuir para se aposentarem com um valor que eles achem ideal.
Já para os que estão próximo da aposentadoria, ele serve para conferir se está tudo certo, para saber qual é o melhor plano de aposentadoria que o segurado poderá receber e se pode ser feito algo para melhorar o valor que irá receber.
A importância do planejamento previdenciário
Com o planejamento previdenciário é possível saber a hora certa de se aposentar, visto que para receber o pagamento, é preciso cumprir alguns requisitos. Caso alguém entre com o pedido, mas não tenha cumprido com todas as exigências, receberá uma resposta negativa.
As leis e normas quanto a aposentadoria no Brasil mudam constantemente, por isso, é fundamental estar atualizado no assunto para não se equivocar.
O planejamento também auxilia os cidadãos a entenderem qual o melhor valor para contribuir com o INSS. Algumas pessoas acreditam, de forma errônea, que contribuindo com o valor máximo, também irá receber um alto valor de aposentadoria.
Com o serviço de planejamento, diversos cálculos são feitos para que o valor contribuído seja equivalente ao que o segurado espera receber.
Contar com o planejamento deixa o segurado totalmente preparado para entrar com o processo de aposentadoria na hora certa. Com todos os documentos em mãos, todas as dúvidas esclarecidas e ciente do que tem para receber.
Quando fazer
Levando em conta que o planejamento pode ser feito para um jovem que tem pouco tempo de carreira até uma pessoa mais experiente e que já está próxima de aposentadoria, fica fácil perceber que não existe um tempo certo.
No entanto, é recomendado dar início ao planejamento o mais cedo possível. Algumas pessoas determinam a faixa dos 30 anos como um bom ponto de partida. Isso porque, com essa idade espera-se que a pessoa já tenha alguma bagagem de trabalho, mas ainda tem muito tempo para se aposentar.
O que vale mesmo, é começar a juntar seus documentos trabalhistas e tudo que comprove a contribuição com a Previdência Social e deixá-los organizados. Assim, quando for de fato atrás desse serviço, já tem meio caminho andado.
Para que o planejamento seja feito, são analisados alguns pontos principais. Sendo eles:
- Modalidade de aposentadoria adequada;
- Tempo de contribuição do segurado;
- Valores contribuídos ao INSS;
- Valor estimado da aposentadoria.
Planejamento previdenciário com a Duca
Como citado anteriormente neste conteúdo, o planejamento previdenciário deve ser feito com muita atenção. Não podendo, nunca, ser algo raso e feito às pressas, visto que esse processo conta com muitos detalhes que precisam ser estudados a fundo.
Para garantir a qualidade do serviço e fazer com que o segurado tenha a melhor opção de aposentadoria, é preciso realizar esse processo com profissionais qualificados para o serviço.
Na Duca Contabilidade é possível encontrar esses profissionais! No serviço de planejamento, a Duca atua na via administrativa pelo regime geral da previdência social, realizando estudos previdenciários com o intuito de visar sua melhor aposentadoria e demais benefícios!
Quer saber mais sobre esse procedimento ou quer contratar o serviço da Duca? É só entrar em contato com nossos especialistas!