A declaração do Imposto de Renda é algo que todos os contribuintes brasileiros devem fazer todos os anos. No entanto, mesmo sendo algo corriqueiro, ainda existem muitas dúvidas acerca dessa obrigação. Além das dúvidas, existem algumas “situações especiais” que poucas pessoas conhecem.
Como, por exemplo, você sabia que é possível deduzir imposto de renda? É isso mesmo! Existem algumas despesas que não precisam ser declaradas. Neste conteúdo vamos focar apenas no que pode ser deduzido e como fazer isso.
Não se esqueça que o prazo para fazer a declaração de Imposto de Renda em 2024 é até o dia 31 de maio. No blog da Duca Contabilidade você confere um conteúdo completo sobre o IRPF deste ano e as mudanças que a declaração sofreu.
O que é deduzir imposto de renda?
Deduzir imposto de renda é diminuir o valor total que deve ser declarado. Para que isso seja possível, é preciso ter algumas despesas dedutíveis. Os gastos com essas despesas são subtraídos dos rendimentos totais, o que reduz o valor que serve como base para o cálculo do imposto de renda.
Assim, se constatar imposto à pagar, o valor será menor. E, as chances de haver restituição aumentam. A grande parte das despesas dedutíveis são gastos com itens essenciais. Vamos falar mais delas no tópico abaixo.
É imprescindível que para que essas despesas sejam reduzidas do valor do imposto, o contribuinte apresente comprovante. Também é importante deixar claro que despesas dedutíveis entram apenas na declaração completa e não na simplificada.
Despesas que podem ser deduzidas do IR
Como mencionado anteriormente, gastos com itens essenciais são as principais despesas dedutíveis. No entanto, cada situação conta com uma regra específica. Confira agora quais despesas ajudam a deduzir imposto de renda.
Gastos com educação podem ser deduzidos. O gasto pode ter sido com o próprio titular, ou seja, a pessoa que está fazendo a declaração, ou com algum dependente dele, como filhos.
Não existe um limite máximo para a dedução de valores gastos com despesas médicas. Sendo assim, podem ser deduzidos do IR gastos com fonoaudiólogos, hospitais, planos de saúde, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos.
Só não entra na dedução quanto despesa médica os gastos com acompanhantes, óculos, cadeiras de rodas, muletas, próteses de silicone e botox, medicamentos, vacinas e testes de COVID-19.
O fundo de pensão, desde que seja um fundo de pensão fechado, também pode ser deduzido. No entanto, existe um limite de no máximo 12% de redução do total da renda tributável do contribuinte.
A contribuição sindical também pode ser deduzida, desde que o sindicato de trabalhadores esteja registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Quando a pensão alimentícia teve seu valor estipulado por decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública específica, esse valor também pode ser deduzido.
Como deduzir imposto de renda com doações
Também é possível deduzir imposto de renda com doações, desde que essas sejam feitas para entidades beneficentes cadastradas e que estejam de acordo com as exigências estipuladas pela Receita Federal.
Como, por exemplo, Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. Outras áreas que podem receber doação que são dedutíveis são Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e projetos que incentivem a reciclagem.
Doações para a área de esporte também podem ser deduzidas. Inclusive, essa é a única área que permite uma redução de até 7%. Em nenhuma outra situação, a dedução do Imposto de Renda vai passar de 6%.
Acha que tem direito a dedução do imposto de renda, mas não se sente confiante o suficiente para fazer a declaração sozinho? A Duca Contabilidade te ajuda! Entre em contato e saiba como.
Se você estiver com dúvidas se deve ou não fazer a declaração do Imposto de Renda em 2024, leia este conteúdo e acabe com suas dúvidas!