Toda empresa, independentemente do setor e do tamanho, precisa arcar com uma série de burocracias, a fim de continuar oferecendo seus serviços e produtos para o público. O ano fiscal está incluso nessas burocracias. É através dessa ação que um negócio presta conta de todas as transações financeiras de um período.
No Brasil, o ano fiscal condiz com o período do calendário anual, mas isso muda de país para país. No entanto, o ano fiscal é tão importante que é uma exigência em praticamente todo o mundo, com apenas algumas mudanças de um local para outro.
Se você está confuso sobre o que estamos falando, ou tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo este conteúdo até o final. Hoje vamos explicar o que é o ano fiscal, sua importância, entre outros pontos importantes do assunto. Confira!
O que é ano fiscal?
Toda empresa, seja ela pública ou privada, é obrigada a prestar contas no final do ano fiscal. O ano fiscal é o nome para o período de 12 meses determinado para realizar a apresentação de todas as transações financeiras que a empresa realizou.
Apesar de no Brasil o ano fiscal coincidir com o ano calendário, começando em 1º de Janeiro e terminando em 31 de Dezembro, não é assim em todos os países. Por exemplo, na Austrália esse período tem início em 1 de Julho a 30 de Junho, no Canadá de 1 de Abril a 31 de Março, nos Estados Unidos da América de 1 de Outubro a 30 de Setembro.
Como falado, o ano fiscal é um período de 12 meses. Esse período ainda pode ser dividido em 4 trimestres, com o objetivo de ajudar as empresas a fazerem apurações e relatórios parciais, que podem auxiliar no relatório final que deve ser apresentado no período estipulado.
Nessa apresentação das transações fiscais constam informações como o Balanço Patrimonial do período corrido e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Esses dados são fundamentais para ajudar no planejamento da organização, falaremos mais disso no decorrer do conteúdo.
O ano fiscal tem o total de 365 dias, do mesmo jeito que o ano civil. É importante saber disso para não se confundir com o ano comercial, que é constituído por 360 dias. Algumas empresas optam por utilizar o ano comercial em alguns cálculos financeiros para tornar a conta e controle mais fáceis.
A importância do ano fiscal
O ano fiscal é importante tanto para os gestores de empresas, quanto para as pessoas interessadas em investir nesses negócios.
Para as empresas, por exemplo, o ano fiscal é importante para entender como está a saúde financeira da empresa e o seu crescimento. Como todas as informações financeiras estão presentes em um documento organizado, fica mais fácil otimizar as gestões, garantir a transparência das empresas e planejar o próximo ano contábil.
Com o levantamento feito para o ano fiscal, é possível ver com mais clareza se todos os encargos tributários foram cumpridos dentro da legislação vigente, entender melhor e mais a fundo a situação do patrimônio da empresa e ainda verificar as oportunidades de recuperação tributária em cima dos impostos pagos pela empresa.
Para os investidores, o período estipulado para que todas as empresas divulguem seu ano fiscal é fundamental para que eles possam entender em qual negócio faz mais sentido investir.
Por exemplo, se cada empresa divulgasse suas transações financeiras quando quisessem, em meses diferentes, seria mais complicado fazer a comparação dos negócios e saber qual é a mais vantajosa para um investimento.
Fechamento do ano fiscal
Para fazer o fechamento do ano fiscal de forma correta, com transparência e eficiência, é preciso ter guardado todos os documentos de transações financeiras, como notas fiscais e demais registros.
E, além do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), que já mencionamos neste conteúdo, também é preciso contar com o Relatório de Lucros ou Prejuízos Acumulados e a Demonstração das Origens e Aplicações de Recurso (DOAR).
Em alguns casos podem ser solicitados também o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Demonstrativo do Valor Adicionado, com o intuito de comparar informações, esclarecer dúvidas, entre outros.
Conte com a Duca
Deu para entender a importância do ano fiscal, certo? E como você pode perceber, fazer a declaração não é algo tão complexo, principalmente se a empresa faz os relatórios trimestrais. Mas, se você prefere contar com auxílio profissional, para garantir que a demonstração está correta, você pode contar com a Duca Contabilidade!
Entre em contato e saiba como nosso time de especialistas pode ajudar!